Olá, seja bem-vindo ao MONATRAN - Movimento Nacional de Educação no Trânsito
Tel.: 48999811015
você está em:NotíciasOs perigos de fumar dentro do carro
Imagem Contato
02 de Setembro, de 2024
Notícias
|
By ELLEN BRUEHMUELLER
Os perigos de fumar dentro do carro

Mexer no celular ao volante é um tema que sempre está em debate e é comprovado que a distração com o aparelho pode resultar em sinistros graves de trânsito. Mas quando o assunto é distração ao volante, podemos citar outros elementos, além do smartphone, que dispersam a atenção do condutor. Como, por exemplo, trocar fazer um lanche e também fumar enquanto dirige.

Qualquer uma dessas atividades é considerada uma infração quando lemos o artigo 252 do Código de Trânsito Brasileiro.

Mesmo que seja uma atitude comum do dia a dia, acender um cigarro enquanto dirige reduz a segurança na via, pois a distração para manusear o objeto reduz o tempo de reação, caso ocorra uma situação de emergência. O valor da multa é de R$ 130,16 e se considera uma infração média.

Outra situação que vemos bastante no trânsito é o descarte inapropriado das bitucas de cigarro na via, que segundo o artigo 172 do Código de Trânsito Brasileiro, também é considerada uma infração média.

Mais do que uma infração de trânsito, o uso do cigarro é uma conduta muito prejudicial à saúde.

Segundo o Instituto Nacional do Câncer (INCA), o tabagismo está relacionado a vários tipos de câncer, inclusive com cerca de 90% das mortes por câncer de pulmão. No mundo, o tabaco mata mais de 8 milhões de pessoas anualmente, de acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS).

Cigarro no carro

É fácil reconhecer veículos onde se faz uso do cigarro. Isso porque o teto se torna amarelado com o tempo. Essa parte, porém, ainda é possível resolver com produtos de limpeza, mas o maior perigo é invisível aos olhos. Segundo o médico pneumologista, Ciro Kirchenchtejn, os resquícios do cigarro permanecem no ambiente mesmo após apagado e sem fumaça.

Além da infração de trânsito e dos perigos à saúde, o ato de fumar dentro de ambientes fechados, como o carro, é um possível causador de incêndios. E todo esse alerta não é apenas para o cigarro comum. Os “famosos” cigarros eletrônicos também devem receber uma atenção quando falamos sobre utilizar em ambientes fechados.

O ideal de toda essa situação seria abandonar o vício, seja de cigarros comuns ou eletrônicos. Ou, pelo menos, que isso ocorra apenas em ambientes abertos, evitando maiores riscos e até mesmo preservando a saúde das pessoas que convivem com você.