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30 de Outubro, de 2023
Notícias
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By ELLEN BRUEHMUELLER
Maior obra viária em andamento deve ficar pronta em julho de 2024

O Contorno Viário da Grande Florianópolis, a maior obra viária em andamento no país, registrou o oitavo adiamento. Agora, em vez de ficar pronta em dezembro deste ano, o novo prazo para o término dos trabalhos é julho de 2024.

A nova data foi confirmada no dia 20 de outubro pela empresa responsável pela obra, a Arteris. O contrato para a execução dos trabalhos foi firmado em 2008. O anúncio foi feito durante uma inspeção técnica da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT).

"Nós viemos aqui justamente para compreender quais são os próximos desafios, os próximos obstáculos, para que a gente possa anunciar uma data definitiva de conclusão dessas obras. O que a concessionária nos colocou aqui é que o planejamento deles para concluir até julho de 2024. Eu ainda vou me reunir com a direção da Arteris para ter certeza de que esse prazo é factível e, assim, a gente pode utilizá-lo dentro da ANTT", afirmou o diretor-geral do órgão, Rafael Vitale.

Segundo a Arteris, 85% das obras estão concluídas. De um total de 50 quilômetros, 37 estão pavimentados.

"A gente está confiante porque a gente já venceu as principais etapas. Os quatro túneis que a gente estava fazendo são desafiadores, a gente já venceu isso. Todas as empresas estão mobilizadas, então a gente acabou todas as contratações. A parte civil a gente está vendo aqui no Norte, já quase concluída, a gente vai acabar agora em dezembro. Então a gente está bastante confiante pelo ritmo que a gente está imprimindo nesses últimos meses", declarou o diretor-executivo de Engenharia da Arteris, André Bianchi.

A concessionária disse que um acidente geológico em um dos túneis e a identificação de um solo argiloso em outro trecho contribuíram com o atraso da entrega. Mas que a principal dificuldade foi mesmo a saída da empresa responsável pelo trecho Sul do Contorno Viário.

As obras do trecho de Palhoça foram paralisadas em junho e só retomadas totalmente em setembro. Em outubro, veio outro grande obstáculo para o andamento dos trabalhos: as fortes chuvas que atingiram todo o estado.

"Então a gente perdeu um período seco, que é onde a gente perdeu mais. E a gente entrou agora num período chuvoso, onde a nossa produtividade é menor", resumiu Bianchi.

O contorno pretende desviar o tráfego pesado de veículos da BR-101 na região metropolitana da capital. Ele atravessa os municípios de São José, Biguaçu, Palhoça, Santo Amaro da Imperatriz, São Pedro de Alcântara, Antônio Carlos e Governador Celso Ramos.

A obra começou em 2008 e teve como primeira data de conclusão fevereiro de 2012.