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PERFIL DO MOTORISTA BRASILEIRO
25 de Março, de 2025
Artigo
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By DIRCEU RODRIGUES ALVES JUNIOR
PERFIL DO MOTORISTA BRASILEIRO

 VEJA O QUE A MEDICINA DE TRÁFEGO OCUPACIONAL ENCONTRA  NAS PESQUISAS SOBRE PROFISSIONAIS DO VOLANTE:

Dados médios encontrados em múltiplas pesquisas realizadas por universidades, organizações não governamentais, serviços de engenharia de segurança e medicina do trabalho, pesquisadores independentes e outros nos levam a surpresas com relação ao bem-estar físico, mental e social de nossos profissionais do volante.

Trabalhando com o conceito de preservar vidas, de atuar no trabalho quando ele é nocivo à saúde, a integridade física e a boa qualidade de vida do trabalhador e diante de avaliações estatísticas alarmantes têm que de alguma forma interceder mostrando o que é vida, trabalho, ganho financeiro, saúde, bem-estar e família. Parece que o mundo desses profissionais gira entre trabalho e dinheiro. Agridem o corpo, a mente, a família, colocam a vida em risco sem nem para ela olhar.

Não há dúvida que muitos desses números poderiam ser reduzidos à zero ou muito próximo dele.

Também não tenho dúvida que as empresas têm certa responsabilidade no crescimento de tais valores. Torna-se necessário vislumbrar o motorista, por nós chamado de gerente de unidade móvel, como o elemento principal da empresa, o verdadeiro patrimônio da empresa. É investindo nesse patrimônio que se terá lucro em curto prazo. Ele reduz o absenteísmo, desaparecem reclamações de clientes e fornecedores, melhora o relacionamento dos funcionários, a empresa cresce.

Com esses índices, que comentaremos a seguir, alarmantes que caracterizam o caos para o transporte, para as empresas, para o governo, para o trabalhador e para a sociedade. Afinal não se pode entender que 12h ou 14 h possam ser a carga de trabalho diário desse valioso colaborador do progresso desse país.

A lei 2.260 / 97 aprovada no Congresso Nacional e que teve a sanção do Presidente da República veio tornar oficial a jornada de trabalho permitindo que o indivíduo trabalhe até 13 h por dia o que contraria a CLT. Diz à lei que a cada 4 h deve haver uma pausa de 30 minutos contínua ou descontínua, o que vai permitir uma carga de 13h e 30 minutos no final do dia. Oficializa-se dessa forma a jornada de trabalho que executam hoje.

Não podemos calar diante de condição adversa ao objetivo de todos que é a qualidade de vida no trabalho e a preservação dessa vida.

Já é tempo de darmos um salto e caminharmos em direção a uma nova revolução industrial e não temos dúvida que o transporte constitui hoje a indústria que mais agride o homem e o planeta. A Industria do Transporte com seu ruído, gases e outros fatores comprometendo o bem-estar do motorista e da sociedade como um todo.

Alterações orgânicas mais encontradas:

Obesidade            2 %         Sobrepeso                    32 %        Obesidade Moderada       65 % - Obesidade mórbida         0,1 %        SEDENTARISMO        96,9 %

Estresse -   Zumbido    -    Perda Auditiva -    Surdez -   LER / DORT -   Doença Respiratória

 - Doença Infecciosa    -    Lesão da Pele   – Conjuntivite   - Rinite   - Distúrbios Hormonais -       ALTERAÇÕES DA PRESSÃO ARTERIAL   -   52 %

 DIABETES MELITUS -   6 %               DISTÚRBIOS DO SONO   -   73 %

PRIVADOS DO SONO   -   98 %

PORTADOR DE PERDA AUDITIVA   -    26 %         PORTADOR DE LER/DORT   -   36 %

ERRO ALIMENTAR   - 100 %   DEFICIÊNCIA VISUAL - 18 %  COCHILAR NA DIREÇÃO - 53 %

 - Tromboembolismo -   Poluição ambiental   - Aquecimento Global   -

Sequela de sinistros.

 HÁBITOS

ÁLCOOL   -   58 %         DROGAS   -   16 %      TABAGISMO   - 38 %

JORNADA DE TRABALHO

 < 10 h /DIA -     17 %                       > 10 h /DIA -    71 %                      16 h /DIA -       12 %

Corrigir, tratar, educar trariam benefícios para que o profissional possa desenvolver a atividade com maior presteza, qualidade e logicamente, reduzindo os problemas de saúde, qualidade de vida durante o processo de trabalho, familiar e social.

DIRCEU RODRIGUES ALVES JUNIOR

Diretor da Abramet (Associação Brasileira de Medicina de Tráfego)