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O que esperar de 2021
01 de Dezembro, de 2020
Artigo
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By J. Pedro Correa
O que esperar de 2021

O Denatran, nesta nova gestão, tem conseguido estabelecer um diálogo mais próximo com os Detrans e Cetrans e isto pode levar a uma cooperação mais estreita nos estados e, consequentemente chegar a um trabalho conjunto para baixar a altíssima taxa de acidentalidade no país. Neste sentido, o Governo Federal pode dar uma contribuição extraordinária se usar adequadamente o convênio de cooperação que assinou com a embaixada da Suécia em Brasília para aplicar por aqui conceitos do programa Visão Zero, utilizado no país escandinavo desde os anos 90 e já copiado por dezenas de outros países. Como primeiro serviço, os especialistas suecos poderiam desenvolver um modelo de treinamento gerencial para técnicos brasileiros na área de gestão de programas de trânsito. Este é um dos principais problemas nacionais.

Importante deixar claro que não se trata de pretender implantar ano que vem no Brasil uma experiência como o Visão Zero mas sim de tropicalizá-la, isto é utilizar aqui conceitos lá desenvolvidos, mas respeitando características e valores nossos.

Se hoje o programa sueco é implementado em uma dúzia de grandes metrópoles dos Estados Unidos foi justamente graças à sua adequação às condições locais. Não tenho dúvidas de que seria um começo auspicioso.

Uma outra conquista de grande importância possível para 2021 será a continuação do BrazilRAP – Programa Brasileiro de Avaliação Viária, comandado pelo DNIT e desenvolvido pelo IRAP, Programa Internacional de Avaliação de Rodovias, cujo objetivo é de avaliar e recuperar toda a malha rodoviária federal brasileira. O DNIT informa que uma avaliação dos 65.000 km de toda a sua rede pavimentada de classificação por estrelas começará em breve.

O Labtrans – Laboratório de Transportes e Logísticas da Universidade Federal de Santa Catarina – atua como Centro de Excelência do iRAP no Brasil, desde 2015. O iRAP é uma ONG com atuação em mais de 100 países. A recuperação e classificação por estrelas da malha viária do Governo Federal é fato do maior significado para a segurança no trânsito brasileiro.

Por tudo isto dá para entender porque meus entrevistados mostram dúvidas e esperanças em relação ao trânsito brasileiro em 2021.

São como nuvens densas cobrindo o país nesta área: podem anunciar as chuvas que faltaram este ano em várias regiões, mas que podem ao mesmo tempo aumentar os problemas que já tínhamos.  O tempo dirá.

J. Pedro Correa

Consultor em Programas de Trânsito