Quem dirige não está passeando.
Conduzindo veículos há anos, será que precisa uma inspeção no desenvolvimento dessa atividade?
Estamos cometendo erros ou tendo queixas?
Na realidade não observamos, mas podemos estar comprometendo à direção e à saúde.
Quantos movimentos desenvolvem na direção veicular?
Soma-se o trabalho repetitivo de braços, pernas, coluna vertebral, músculos, tendões, musculatura do globo ocular e outros. Na realidade todo o organismo está sendo utilizado para fazer uma atividade que parece passiva. Mas não é só o comprometimento neuromuscular, mas também osteoarticular. Outras alterações ocorrem internamente com liberação de hormônios, enzimas, quando você está preocupado com o estresse a que está sendo submetido. Quer queira, quer não, é uma atividade desgastante, além de tudo isso que já comentamos, quando seu batimento cardíaco se altera, há oscilação do pulso, pressão arterial, todo o organismo estará fora das condições normais. Se temos alguma doença a direção veicular poderá exacerbar nossos sinais, sintomas e agravar a doença.
Certamente você achará que estou exagerando, que não é tudo isso, mas posso afirmar que a direção veicular repercute no organismo e que o organismo repercute na direção. Por isso, afirmamos que dirigir é uma atividade de risco, atividade complexa. Nessa atividade a todo momento a medicina de tráfego detecta problemas que caracterizamos como doença ocupacional. Isso é muito comum naqueles que dirigem muitas horas, dias seguidos, como é o caso dos taxistas, motoristas de aplicativos, coletivos, caminhões motociclistas profissionais.
Temos que pensar na profilaxia, como evitar o problema, melhorar as condições físicas e poder desenvolver o trabalho sem queixas.
Uma conduta importante é essa:
Parar a cada duas horas, em local seguro. Saltar, fazer um alongamento de pernas, região lombar, membros superiores. Caminhar ao redor do veículo por dez minutos após o que retorna à atividade.
Costumamos dizer que quem se senta na direção do veículo trabalhando ou naquele que a passeio fará uma longa jornada, precisa de um bom condicionamento físico além de boa saúde. Precisamos chegar ao destino inteiros, sem queixas, da mesma forma que adentramos o veículo.
Saber reduzir a fadiga, melhorar o estado emocional, tornar o trabalho alegre é uma das responsabilidades do líder. Quando damos um tempo determinado para o cumprimento da tarefa não teremos um trabalho de qualidade.
As reuniões pré laborais, isto é, quando dez ou quinze minutos antes da execução do trabalho nos reunimos, passamos as ordens, mostramos a necessidade dos equipamentos de segurança, os perigos do trajeto, a velocidade a ser respeitada e a afirmação de que queremos que ele esteja pronto a atender a família após a jornada de trabalho. Não parece, mas repercute muito bem essa aproximação com o líder, gerando confiança e apoio ao trabalho que será desenvolvido.
O líder tem a obrigação de zelar pela integridade física e mental do seu colaborador além de sua frota.
Diretor da Abramet (Associação Brasileira de Medicina de Tráfego)