Milhares de prefeitos eleitos terão, a partir do dia 1º de janeiro de 2021, o desafio de tornar melhor a vida das pessoas em cada um dos quase 6 mil municípios brasileiros. De todas as promessas apresentadas durante as campanhas, uma das que têm mais condições de ajudar os futuros prefeitos a cumprirem esse desafio está relacionada ao tema da mobilidade urbana.
A mobilidade urbana está diretamente relacionada à qualidade de vida das pessoas. Todavia, boa parte dos prefeitos tem muita dificuldade para conseguir melhorar a situação dos transportes públicos e das vias – o que inclui calçadas, ciclovias, veículos, corredores de ônibus, transporte escolar e muito mais – porque sequer sabe o que é “a tal mobilidade urbana”.
Em Florianópolis, cidade para sediar a entidade mantenedora deste periódico, Gean Loureiro, do DEM, foi reeleito no último dia 15 de novembro, prefeito da capital catarinense em eleições de primeiro turno, quando obteve 126.144 votos válidos, totalizando 53,46% de aceitação.
Formado em Direito, Administração, mestre em Engenharia de Produção e com uma ampla carreira na vida pública, Gean é daquele tipo de político que não faz promessas muito mirabolantes. Entretanto, ao contrário de muitos, ele é daqueles que costuma cumprir o que promete.
Em sua primeira gestão, tomou diversas medidas no sentido de melhorar a mobilidade urbana de Florianópolis. No âmbito administrativo, voltou-se para a organização de uma super secretaria de mobilidade em atenção à transversalidade que o tema necessita, articulando os temas: mobilidade, planejamento urbano, meio ambiente, infraestrutura e turismo.
Assim, investiu-se no sistema de transporte público com ônibus mais modernos e acessíveis, disponibilização de aplicativo que permite o planejamento da viagem por parte do usuário, corredores exclusivos para ônibus e a diminuição inédita do preço da passagem.
Também não podemos deixar de destacar a atuação do administrador público na lida com a pandemia e a criação de ferramentas que possibilitaram o retorno do transporte coletivo, com a implantação pioneira de um sistema de QR Code, oferecido em cada ônibus para um check-in voluntário dos passageiros em cada linha.
O programa Asfaltaço recuperou e levou pavimentação a quase 180 quilômetros de ruas, além de ter ampliado 80 quilômetros de rota cicloviária na cidade, duplicando as vias existentes. A abertura da Ponte Hercílio Luz, sob gestão integrada do município, deu prioridade para o transporte coletivo e alternativo e, ainda, para veículos com duas ou mais pessoas, fazendo com que o cidadão ganhe preciosos minutos de seu dia.
Por fim, com a casa organizada, esperamos que o prefeito reeleito consiga fazer ainda mais pelo trânsito e a mobilidade desta cidade tão linda, mas tão cheia de desafios em diversas esferas.
Presidente do MONATRAN - Movimento Nacional de Educação no Trânsito