Olá, seja bem-vindo ao MONATRAN - Movimento Nacional de Educação no Trânsito
Tel.: 48999811015
você está em:Artigos|Educação e Reflexão no Palco
Educação e Reflexão no Palco
20 de Setembro, de 2024
Editorial
|
By ELLEN BRUEHMUELLER
Educação e Reflexão no Palco

Uma tarde de profundas reflexões, repleta de emoção e lições sobre cidadania. Assim foi o lançamento do Festival Estudantil Temático de Trânsito (FETRAN), no último dia 19 de setembro, no teatro do Centro Multiuso, em São José/SC. Com apresentações teatrais que levaram o público do riso ao choro, o evento demonstrou o poder da arte como ferramenta de conscientização e educação, trazendo esperança de um trânsito mais humano e seguro.

O FETRAN utiliza o teatro como um poderoso instrumento educativo, permitindo que estudantes explorem, de forma lúdica e reflexiva, o impacto de suas atitudes no trânsito. A ideia por trás da iniciativa é simples, mas crucial: reduzir o número de acidentes, formando motoristas e pedestres mais conscientes e responsáveis desde cedo. Criado pela Polícia Rodoviária Federal (PRF) no Mato Grosso há 20 anos, o festival chega agora a Santa Catarina, com a expectativa de, em 2025, tornar-se uma competição entre escolas da Grande Florianópolis e, em 2026, expandir-se para todo o estado. (Saiba mais sobre o festival na página 08).

O evento de lançamento contou com uma estrutura impressionante, reunindo alunos de escolas públicas e particulares que assistiram às performances dos grupos "Pipoca Colorida" e "Solares Cacemba", vencedores de edições anteriores do festival no Mato Grosso. A atmosfera era de alegria e descontração, mas o verdadeiro impacto das apresentações foi muito além do entretenimento.

O espetáculo “Mé”, encenado por crianças na faixa etária dos 9 aos 12 anos, fez a plateia vibrar com sua abordagem criativa sobre responsabilidade individual no trânsito. Através de metáforas com o comportamento das ovelhas, o grupo Pipoca Colorida incentivou uma reflexão importante: "no trânsito, ir com as outras não deve ser uma opção". A leveza e o humor do "Rap da Ovelha" conquistaram o público, mas sempre com uma mensagem clara sobre a importância de pensar de forma independente e responsável.

Já a apresentação “Bicho Homem”, do grupo Solares Cacemba, trouxe uma carga emocional intensa. A peça abordou o impacto devastador de um atropelamento na vida de Patrícia, a protagonista, e questionou a humanidade de nossos atos no trânsito. A reflexão mais profunda veio na forma de um julgamento simbólico, onde "bichos" julgam "homens", levantando questões sobre o que nos define como seres humanos. Uma das frases mais marcantes da protagonista, “Eu sabia o que era certo e mesmo assim não fiz”, ecoou entre os presentes, lembrando a todos da responsabilidade de nossas escolhas.

Sem dúvida alguma, o FETRAN surge como uma iniciativa extraordinária para a formação de futuros motoristas e pedestres conscientes, começando já na infância, quando valores de cidadania e respeito são mais facilmente incorporados. O uso do teatro permite que crianças e jovens entendam de forma envolvente e duradoura a importância da segurança no trânsito. Acreditar na educação desde cedo é garantir que, no futuro, teremos cidadãos mais preparados para lidar com os desafios das vias públicas.

Além de desenvolver habilidades como comunicação, trabalho em equipe e pensamento crítico, o festival ainda deve promover discussões que podem transformar a forma como a sociedade percebe o trânsito. Através das apresentações teatrais, os estudantes não apenas aprendem sobre as regras e responsabilidades no trânsito, mas também são encorajados a disseminar essas ideias em suas comunidades, criando um ciclo de conscientização.

Há quase três décadas, o MONATRAN tem defendido a educação das novas gerações como a ferramenta mais eficaz nesta luta diária contra as mortes no trânsito. Certamente, quando se investe na educação de qualidade, os frutos colhidos serão de grande valor. E iniciativas como o FETRAN renovam a esperança de que é possível darmos passos importantes em direção a um trânsito mais seguro para todos. Parabéns a todos os envolvidos, especialmente ao Detran-SC e a PRF pela iniciativa e que tenhamos muitas boas notícias para contar!

ELLEN BRUEHMUELLER

Bacharel em Comunicação Social / Jornalismo e Especialista em Imagem e Som pela UFMS.