Olá, seja bem-vindo ao MONATRAN - Movimento Nacional de Educação no Trânsito
Tel.: 48999811015
você está em:Artigos|Direção Defensiva: A Prática Essencial para um Trânsito Mais Seguro
Direção Defensiva: A Prática Essencial para um Trânsito Mais Seguro
30 de Março, de 2025
Palavra do Presidente
|
By ROBERTO ALVAREZ BENTES DE SÁ
Direção Defensiva: A Prática Essencial para um Trânsito Mais Seguro

A direção defensiva é um conjunto de técnicas e atitudes adotadas pelos motoristas para prever e evitar situações de risco, visando à segurança no trânsito. Ela não se limita ao cumprimento das leis de trânsito, mas envolve uma postura ativa e consciente, antecipando possíveis perigos e agindo de forma preventiva. Adotar a direção defensiva é um compromisso diário, que deve ir além da sala de aula e das provas para obter a habilitação. Ela deve se tornar um hábito contínuo para todos os motoristas, garantindo que a segurança no trânsito seja sempre a prioridade.

De acordo com dados alarmantes do Ministério da Saúde, publicados em janeiro de 2025, em 2023, 34.881 pessoas perderam a vida no trânsito brasileiro. Esses números não representam apenas estatísticas, mas vidas perdidas que poderiam ter sido salvas com a adoção de práticas mais seguras no trânsito.

Além disso, esses dados revelam que os principais fatores que levam aos acidentes de trânsito estão diretamente relacionados ao comportamento dos motoristas.

Cerca de 34% dos condutores descumpriram normas de trânsito, como o excesso de velocidade e o uso do celular enquanto dirigiam. Outros 27% não levaram em consideração as condições adversas da via, do tempo ou do próprio veículo, colocando-se em risco e aos outros.

Além disso, 17% dos acidentes ocorreram devido à fadiga dos motoristas, que dormiram ao volante ou apresentaram reações tardias. 6% dos condutores estavam alcoolizados, o que comprometeu a atenção e a capacidade de reação. Também 6% dos acidentes ocorreram por falhas mecânicas nos veículos, e 10% foram causados por problemas estruturais nas vias. Esses números evidenciam que, na grande maioria das situações, os acidentes poderiam ser evitados com comportamentos mais responsáveis e a adoção de práticas de direção defensiva.

A direção defensiva não é apenas um conjunto de regras que devem ser seguidas para passar no exame de habilitação. Trata-se de uma forma de encarar o trânsito de maneira mais consciente, responsável e segura, independentemente das condições externas.

Compreender e aplicar a direção defensiva vai muito além da teoria. Ela deve ser praticada no dia a dia, tornando-se um hábito de todos os motoristas. Estudar para aprender as técnicas da direção defensiva e incorporá-las ao cotidiano pode fazer toda a diferença, pois, no trânsito, a segurança depende não apenas das leis, mas, principalmente, da atitude de cada condutor.

 

ROBERTO ALVAREZ BENTES DE SÁ

Presidente do MONATRAN - Movimento Nacional de Educação no Trânsito