Em nossa última edição, publicamos um artigo falando a respeito do descaso por parte do Governo Federal ao não definir quem iria comandar a Secretaria Nacional de Trânsito (Senatran) passados quase dois meses de gestão.
Todavia, finalmente, no dia 23 de fevereiro, foi publicada no Diário Oficial da União, a portaria com a nomeação de dois novos integrantes do alto escalão da Secretaria Nacional de Trânsito (Senatran). O novo secretário da pasta, subordinada ao Ministério dos Transportes, é Adrualdo de Lima Catão, ex-diretor do Departamento Estadual de Trânsito de Alagos (Detran/AL).
Na mesma portaria, o governo federal nomeou Maria Alice Nascimento Souza, nova diretora do Departamento de Segurança no Trânsito da Senatran. A diretora foi a primeira mulher a ocupar o cargo de diretora-geral da Polícia Rodoviária Federal, em 2011.
Adrualdo de Lima Catão possui graduação em Direito pela Universidade Federal de Alagoas, mestrado em Direito pela Universidade Federal de Pernambuco e doutorado em Direito pela Universidade Federal de Pernambuco. Em seus perfis relata que é professor adjunto da Universidade Federal de Alagoas assim como professor do Centro Universitário CESMAC. Exerceu por quatro anos o cargo de diretor-presidente do Detran/AL. Quando assumiu o Detran, em 2018, por exemplo, declarou que o foco do seu trabalho seria transparência, proximidade com a população e rigor fiscal.
Já Maria Alice Nascimento Souza é graduada em Ciências Sociais com especialização em Sociologia, Ciências Políticas e Antropologia, pela Universidade Federal do Paraná. Ingressou na Polícia Rodoviária Federal (PRF) em 1985. Ela e outras quatro agentes foram as primeiras mulheres a ingressarem na PRF. Além disso, em 2011 foi a primeira mulher a ocupar o cargo de diretora-geral da PRF.
Como de costume, em nome do MONATRAN - Movimento Nacional de Educação no Trânsito, enviamos um ofício cumprimentando o secretário pela posse nesta tão importante Secretaria e destacando a responsabilidade no direcionamento da política de trânsito, que está a exigir atenções muito especiais dos órgãos competentes no enfrentamento da dura realidade que se apresenta hoje em todo o País.
Por fim, desejamos sucesso aos nomeados e expressamos nossa expectativa de que a SENATRAN conte realmente com um comando e uma equipe capaz de promover essa atividade tão essencial para a nossa população, colocando nossa entidade à disposição da Secretaria para o desenvolvimento de um trânsito mais humano e seguro.
Presidente do MONATRAN - Movimento Nacional de Educação no Trânsito